O deputado estadual Issur Koch (PP) enviou ofício ao governador Eduardo Leite em que pede ao governo a devolução dos valores que serão cobrados dos motoristas referente à taxa de impressão e de emissão do documento de licenciamento dos veículos para 2021.
Para o próximo exercício, serão cobrados R$ 90,24 para veículos até 15 anos e R$ 63,99 para automóveis com mais de 15 anos, apesar de o órgão estadual não mais enviar o documento pelos Correios. O parlamentar sugeriu, ainda, o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa concedendo ao contribuinte gaúcho o abatimento deste valor no IPVA de 2022.
“É preciso a intervenção do governador para que o contribuinte gaúcho não seja lesado no momento de fazer o licenciamento de seu veículo para o ano que vem. Vou votar contra o projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, justamente porque o fim da taxa só passará a valer para o licenciamento de 2022”, destacou o parlamentar.
Apesar da cobrança da taxa por parte do órgão estadual, o motorista gaúcho deverá incluir seu veículo no sistema de licenciamento digital ou imprimir ele próprio o licenciamento pelo site do Detran. “Temos no Rio Grande do Sul mais de 6 milhões de veículos registrados junto ao Detran. O que o Detran está fazendo é, no mínimo, uma injustiça com o cidadão e empresas juntamente em um momento em que temos um cenário desafiador provocada pela pandemia”, finalizou Issur.