Em reunião no Palácio Piratini, o projeto Selo Seguro foi apresentado como alternativa para flexibilização das atividades turísticas e econômicas com segurança. A convite do deputado estadual Issur Koch, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parizotto, e membros do CDL de São Leopoldo apresentaram ao governador do Estado, Eduardo Leite, a iniciativa testada nos dois municípios. A proposta incentiva o cumprimento dos protocolos sanitários, aplica ferramentas de rastreamento da COVID nos estabelecimentos cadastrados, prezando pela preservação da saúde e das atividades.
Para Issur, a proposta merece ser ampliada a nível de estado. “É o momento de construirmos um modelo que preserve vidas e empregos, unindo ciência, tecnologia e criatividade. E que garanta a aceitação e o engajamento da sociedade em seu cumprimento. O projeto Selo Seguro é um exemplo que merece ser ampliado estado afora”, afirma o deputado.
O governador Eduardo Leite acenou que sugestões são bem-vindas e que serão encaminhadas para análise da equipe técnica do governo do Estado. Informou ainda que um novo modelo de distanciamento social controlado deve ser apresentado, nos próximos dias, com maior autonomia aos municípios e regiões. Em parceria com CDL’s do Rio Grande do Sul, um projeto piloto, abrangendo mais municípios, deve ser realizado durante 30 dias e os dados serão apresentados em futura reunião.