Uma rodovia para o progresso

O governo do Estado apresentou esta semana o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ERS-010. Pode parecer pouco para quem já espera há quase duas décadas por esta estrada, mas o EVTEA é fundamental para a construção da Rodovia do Progresso, como também é conhecida a 010. Este documento estabelece os critérios para elaboração do projeto e define a escolha do melhor traçado.

A nova via partirá do entroncamento da BR-290, em Porto Alegre, e chegará à ERS-239, em Sapiranga, totalizando 41,75 quilômetros. Com sérios problemas viários na região, a rodovia se constituirá em importante alternativa para quem vem dos Vales dos Sinos e Paranhana em direção a Porto Alegre. O escoamento da produção e a diminuição dos custos de logística passam, necessariamente, por esta nova estrada, assim como a modernização da BR-116, a extensão das obras da BR-448 até Portão, a continuidade do asfaltamento da Rodovia Transaçoriana e o novo porto de Arroio do Sal. Estas obras vão mudar o Estado, colocando-o em um outro patamar e impulsionando seu desenvolvimento.

No entanto, se a carreira se ganha no atar, como diz o gaúcho, para mim, a fase do planejamento é a mais importante para qualquer obra, seja na casa da gente, seja em uma obra pública. Assim, considero fundamental que o projeto contemple a construção de uma ciclovia, a fim de que possamos incluir a bicicleta no modal de transportes do Estado.

Como presidente de Frentes Parlamentares na Assembleia Legislativa que tratam diretamente da melhoria da infraestrutura no Estado, entendo que é fundamental que esta pauta não seja de uma região, mas de todos os gaúchos. Afinal, o futuro precisa de estradas e daqueles que são parceiros do desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *