Deputado apresentou proposta de criação de protocolos específicos e rígidos, como a intenção de manter o músico tocando a quatro metros do público
O deputado estadual Issur Koch (PP) solicitou nesta quarta-feira (26) apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) para a classe artística, no sentido de liberar música ao vivo e DJ´s com volume moderado em casas noturnas da região. Pelos protocolos variáveis para a Região 7 apresentados por esta entidade na última semana, restaurantes e pubs podem funcionar com até 40% da capacidade do PPCI. No entanto, música ao vivo, independentemente do volume, não está permitida.
“Desde o início da pandemia, há 14 meses, artistas de nossa região, muitos deles que vivem exclusivamente da música, não têm como pagar suas contas e sustentar suas famílias. No Vale dos Sinos, cerca de 4 mil postos de trabalho envolvidos em toda cadeia produtiva foram perdidos, com resultados nefastos na vida destes trabalhadores e seus familiares”, relatou o parlamentar.
Issur apresentou como proposta a criação de protocolos específicos e rígidos, como a intenção de manter o músico tocando a quatro metros do público, com horário pré-estabelecido de fechamento, além de todos os cuidados já determinados em termos de distanciamento, máscara e uso de álcool gel em todos os ambientes. “O que não podemos é continuar proibindo estes profissionais de colocarem o pão na mesa de suas famílias”, sublinhou.
Por fim, o parlamentar destacou que as casas noturnas do Vale se prepararam para a retomada das atividades com a compra de totens com álcool gel 70% para clientes e funcionários, termômetros, luvas, além de oferecer máscaras gratuitas para seus frequentadores.
“Há casos de empresários que ampliaram suas equipes a fim de orientar e alertar clientes quanto ao uso de máscara e álcool em seus estabelecimentos, reafirmando o compromisso com a saúde pública”, finalizou.