Secretária da Cultura conhece projeto da Aldeia da Herta

Em encontro intermediado pelo deputado estadual Issur Koch, músico e defensor da cultura, Carlos Alberto Klein que interpreta a personagem Herta apresentou seu projeto de aldeia cultural e educacional à secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo. A Escola de Artes, que integra a iniciativa, será inaugurada em 17 de março. Crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos poderão participar de aulas de música clássica, cinema, sopro, teatro, cordas e violino. “A cultura transforma vidas! Este projeto simboliza oportunidade à região de proteção social e valorização das profissões artísticas e culturais”, enfatiza Issur. 


Localizada em trajeto turístico em Morro Reuter, na VRS-873, em direção a Santa Maria do Herval, a “Aldeia da Herta” ainda vai contar com um museu, aulas do idioma alemão, espaço para espetáculos, entre outros. “Este é um exemplo da regionalização da cultura na prática, em que as atividades são levadas até às pessoas, não se concentrando apenas nos grandes centros. A região merece!”, afirma Issur. O Parque Temático nasce da reforma do prédio desativado da antiga Escola do Mato Comprido, com arquitetura que deve seguir diretrizes sustentáveis e socioculturais. 


Com atuação voltada à preservação e valorização de memórias e cultura da região, a personagem ainda apresentou o livro “As Aventuras da Herta”, que ensina de forma didática como crianças podem montar sua árvore genealógica com apoio da família. “É muito importante saber de onde viemos. Na história, a bordo do tradicional fusca, vamos mostrando o passo a passo”, explica o autor. A obra foi lançada em 2020, mas é atemporal, sendo reforçada neste ano do bicentenário da imigração alemã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *