Uma emenda de R$ 100 mil do deputado estadual Issur Koch auxiliou na compra de um novo software de segurança para Ivoti, e que já está sendo utilizado pelas forças de segurança do município. Com um investimento total de R$ 300 mil, o novo sistema torna a cidade pioneira na grande Porto Alegre.
A funcionalidade foi apresentada pelo Consepro e Administração Municipal em evento na sede da Brigada Militar, na manhã desta terça-feira (18). Inédito na região, o sistema de videomonitoramento amplia a vigilância eletrônica na cidade.
Os sistemas, denominados de ‘analítico’ e ‘synopses’, são controlados a partir da sala de operações da BM. Atualmente, são 66 câmeras na cidade, incluindo também as de videomonitoramento e cercamento eletrônico. “É uma ferramenta imprescindível para que Ivoti mantenha os baixos níveis de violência e permaneça como um modelo a ser seguido no Estado”, disse o tenente coronel João Ailton Iaruchewski, comandante do CRPO/VRS, que agradeceu Issur pelo apoio à segurança pública na região. “Somos sabedores do seu trabalho nesta área não apenas em Ivoti, mas em diversas cidades do Vale”, ressaltou.
Issur destacou o trabalho da BM e pediu apoio às forças de segurança. “Hoje, com o déficit de efetivo que temos no RS, cada policial trabalha por três. Mais do que nunca, precisamos cuidar de quem cuida da gente, pois quando todos corremos para nossas casas em momentos de tensão, o policial faz o caminho inverso, indo ao encontro da crimininalidade”.
FUNCIONALIDADE
A juíza da Vara Judicial da Comarca de Ivoti, Larissa de Moraes Morais, destacou que “a ferramenta digital vai auxiliar na investigação, prevenção e repressão dos fatos criminosos ocorridos, trazendo segurança ao cidadão de bem”. Além da BM, a Polícia Civil será beneficiada com os sistemas.
O presidente do Conselho, Vasco Magno Ribeiro, e o prefeito Martin Kalkmann também agradeceram Issur pelos recursos. “O apoio da iniciativa privada e do setor público fazem a diferença na Segurança em Ivoti”, definiu Vasco.