Corsan promete solução para falta de água em Capela de Santana

Em reunião agendada pelo deputado estadual Issur Koch nesta terça-feira (13.12) a pedido do prefeito Alfredo Machado, a Corsan prometeu a lideranças de Capela de Santana uma solução para as constantes faltas de água no município. O encontro aconteceu na sede da companhia, em Porto Alegre, e contou com as presenças do vice-prefeito Pedro Oddone Rodrigues da Silva e dos vereadores Oziel Rangel, Mano e Volmir Porco.

Recebidos pelo diretor de Operações da estatal, Milton Cordeiro, e a superintende de Relações Institucionais da empresa, Samanta Popow Takimi, as lideranças enfatizaram o descontentamento da Administração Municipal e da comunidade com os serviços prestados pela Corsan. “A população está revoltada, e com toda razão. Ficamos quatro dias sem água em um período em que as temperaturas chegaram aos 40 graus. Precisamos de respostas e, principalmente, de ação por parte da Corsan para resolver este problema que se arrasta há anos na cidade”, destacou o vice Oddone.

Issur disse que a preocupação da comunidade se explica na medida que o verão nem iniciou e o desabastecimento é uma realidade. “As pessoas se perguntam: e como vai ser no verão se agora já estamos sem água?”, pontou.

NOVA BOMBA

O diretor reconheceu as dificuldades e anunciou que a empresa irá instalar ainda essa semana uma segunda bomba, o que garantirá o abastecimento caso o outro equipamento falhe. “Tivemos um problema pontual no final de semana, quando a bomba estragou por conta do assoreamento no sistema de captação. Uma equipe de mergulhadores foi acionada e conseguimos resolver a situação. Agora, vamos ter uma segunda bomba para que, no caso de termos algum problema, termos uma de reserva para que o serviço não seja interrompido”, destacou Milton.

De acordo com ele, paralelamente, a Corsan disponibilizou caminhão-pipa para garantir o abastecimento, o que minimizou o desabastecimento.

DIFICULDADES

Os vereadores apresentaram uma série de demandas que têm recebido da comunidade nos últimos dias. Os problemas, segundo eles, são de conhecimento da Gerência Regional da companhia. “Temos vazamento em diversos bairros de Capela que acabam contribuindo para o desabastecimento. Outro problema são os buracos abertos para ligação de água e que ficam meses à céu aberto, causando dificuldades para todos – moradores e Administração. Tudo isso foi relatado para o escritório regional, em São Sebastião do Caí, mas o retorno que temos é que há falta de efetivo para atender as demandas de todo o Vale com apenas três servidores além do gestor local”, disse Oziel.

Canos expostos pela ação do tempo na Localidade do Pinheirinho e acima do nível da rua têm impedido que a prefeitura mexa na estrada, revelou Odonne. “Os moradores ficam revoltados, mas não temos como passar a patrola sob risco de quebrarmos os canos”, destacou. O diretor prometeu rebaixar a tubulação para acabar com o problema. Prontificou-se, ainda, a conversar com a gerência regional para ver a necessidade de reforço de pessoal para agilizar os serviços de reparos. “São pequenos problemas que vão se avolumando no dia a dia. Ninguém aguenta mais”, finalizaram Mano e Volmir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *