Issur apoia Projeto Visão Especial

O deputado  Issur Koch (PP) reuniu-se nesta segunda-feira com a coordenação do Projeto Visão Especial, iniciativa da editora do Bom Exemplo do Grupo Editorial Sinos, Adriana Gusmão, em parceria com os cegos Júlio Nunes Rodrigues e Lucimara Azambuja. No encontro, que contou também com a participação da voluntária Fernanda Franceschetti, o grupo pediu o apoio de Issur para gestionar junto à Assembleia Legislativa a realização de uma campanha de conscientização a fim de melhorar o acesso de cegos aos serviços públicos. 

“O projeto tem como objetivo integrar e dar novas possibilidades a todos, sendo destinado a pessoas cegas e não cegas. Através de parcerias, o foco é unir profissionais de medicina, farmácia, psicologia, educação, atividade física, nutrição, gastronomia, entre outros, para capacitar as pessoas cegas e seus guias”, explicou Adriana. 

Issur comprometeu-se em buscar a parceria do Parlamento à iniciativa. “Vamos propor que a Casa se some neste trabalho de conscientização. De imediato, vamos propor a participação do Júlio Nunes na Comissão de Serviços Públicos a fim de expor as dificuldades enfrentadas pelos cegos em situações corriqueiras do dia-a-dia”, define Issur. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. “Acreditamos que estes números estejam defasados, já que a essas informações são do último Censo no País”, disse Fernanda. 

TRANSPORTE PÚBLICO

Uma das maiores dificuldades dos cegos está relacionada à utilização do transporte e dos serviços públicos. A falta de acessibilidade e de apoio em rodoviárias, paradões de ônibus e no metrô estão entre as queixas. “Enfrentamos essas situações diariamente, seja por falta de pessoal treinado ou de protocolos para acolher uma pessoa cega. Somos pessoas normais, com deficiência visual, mas que podemos fazer tudo o que qualquer pessoa faz”, diz Júlio Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *