O deputado estadual Issur Koch quer se reunir ainda em abril com o governador Eduardo Leite para discutir ações pela Saúde Mental nas escolas gaúchas. “Precisamos pensar no grande prazo, garantindo uma estrutura que possa atender a rede pública e privada. Quero propor ao governo a minuta de um Plano Estadual de Prevenção à Saúde Mental, beneficiando estudantes e professores, a fim de que possamos reduzir a presença policial na escola, atuando na prevenção e não somente na repressão”, enfatiza.
Na última semana, o parlamentar voltou a ocupar a Tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre o tema. “Temos visto casos alarmantes de violência em nossas escolas. Em 2022 e 2023, foram cinco ataques com mortes nas instituições de ensino. Ao todo, 39 pessoas morreram nestes atentados desde 2011, sendo sete somente no último ano”, destacou.
Desde seu primeiro mandato ele tem alertado o governo e pedido atenção especial ao assunto. “Sou autor de cartilhas dedicadas à Saúde Mental nas escolas e entendo que a pauta também precisa ser ampliada dentro das forças policiais. É preciso cuidar de quem cuida da gente!”
LEI ESTADUAL
Issur é autor da Lei 15.628, sancionada em maio/2021, que institui a Semana Estadual de Promoção da Saúde Mental na Escola, a ser realizada na segunda semana de outubro nas instituições de ensino do RS.