Issur apresenta sugestões ao governador nesta sexta-feira

O deputado Issur Koch reúne-se nesta sexta-feira (5), às 10h30, com o governador Eduardo Leite. No encontro, o parlamentar vai propor ações complementares à Política Estadual de Saúde Mental. 

Entre as sugestões que Issur levará ao governador está a aplicação da Lei 13.935/2019, que determina a inclusão obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social em redes públicas de educação básica. “Esta é uma luta antiga, mas que entendemos fundamental para o trabalho de prevenção e detecção de possíveis problemas na escola”, enfatiza o deputado.

Outra proposta de Issur é que o governo implemente a Lei 15.628, sancionada em maio/2021, de sua autoria, que institui a Semana Estadual de Promoção da Saúde Mental na Escola, a ser realizada na segunda semana de outubro nas instituições de ensino do RS. 

“Dados do Ministério da Saúde, em relatório apresentado em 2017, indicam que a taxa de óbitos por suicídio foi de 5,7 por 100 mil habitantes em 2015 no Brasil, vitimando cerca de 11 mil pessoas no País. No caso do Rio Grande do Sul, os números são ainda mais alarmantes, fazendo do estado destaque negativo, com uma taxa duas vezes maior que a brasileira: 13,34 por 100 mil habitantes em 2019, segundo a própria Secretaria Estadual da Saúde. Mais do que a frieza dos números, esse indicativo revela que, em média, três pessoas tiraram a própria vida por dia no RS, totalizando 1.423 suicídios no ano de 2019. Estamos falando de vidas, e para essas pessoas que se encontram nessa situação é que precisamos dedicar toda atenção neste momento”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *