Nesta terça-feira (05.09), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vota o Projeto de Lei 316/2021, do deputado Issur Koch, que declara o Vale Germânico como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.
“Mais do que um roteiro turístico criado por nove municípios do Vale do Rio dos Sinos em 2019, o Vale Germânico resgata quase dois séculos da história da imigração alemã no Brasil a partir de sua cultura, costumes e gastronomia, em uma das mais belas regiões de nosso Estado”, justifica Issur.
Para o deputado, “às vésperas do bicentenário da Imigração Alemã, a ser comemorado em 2024, declarar o Vale Germânico como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul é, também, uma maneira de celebrar e reconhecer o legado de um povo que ajudou a forjar a alma do gaúcho”.
O Vale Germânico reúne 14 municípios na região: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Nova Hartz, Presidente Lucena, Sapiranga, São Leopoldo, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval.