Nesta segunda-feira (10.02), entidades empresariais receberam na sede do SinmaqSinos, em Novo Hamburgo, os deputados estaduais Issur Koch e Guilherme Pasin para um encontro com lideranças empresariais.
O presidente do SinmaqSinos, Marlos Schmidt, destacou a importância do diálogo sobre as demandas do setor industrial.
A oferta de empregos na região, inclusive com capacitação oferecida por instituições como o Senai, esteve entre os temas abordados no encontro. Schmidt apontou que os auxílios do governo Federal acabam, em certos casos, incentivando o trabalho informal. “Embora seja uma questão de âmbito federal, reforçar o debate em nível estadual é essencial para buscar soluções que estimulem a formalização do emprego e revertam essa cultura”, destacou.
Pasin reforçou a relevância do papel dos municípios nesse processo, citando o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Bento Gonçalves como exemplo. Além disso, abordou a necessidade de envolver deputados federais para dar maior alcance ao tema.
O presidente do Sindimetal, Sérgio Galera, trouxe à discussão outro desafio enfrentado pelo setor produtivo. “Muitos alunos das escolas técnicas se formam antes dos 18 anos e, devido à idade, não podem ingressar imediatamente no mercado de trabalho, o que acaba desviando essa mão de obra para outras áreas”.
Schmidt também enfatizou a qualidade do ensino oferecido pelas escolas do Sesi, sugerindo que suas práticas sejam adotadas na rede pública. Além disso, destacou a excelência da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, reconhecida como referência pela sua metodologia de ensino. Segundo ele, modelos educacionais como esses devem ser ampliados para outras instituições da região, e para que avanços nessa área se concretizem, é fundamental o apoio do governo estadual.
PORTO MERIDIONAL
Já o deputado Issur defendeu a implantação do Porto de Arroio do Sal, que deve abrir novas oportunidades para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. “Santa Catarina tem sete portos. O Porto Meridional não irá concorrer com Rio Grande, mas permitir que cargas gaúchas que hoje são despachadas por outros portos, passem a ser enviadas no Litoral Norte, favorecendo a logística e diminuindo custos”, ressaltou.
O encontro contou com a presença de empresários e representantes dos sindicatos empresariais SinmaqSinos, Sindimetal RS, Sinduscon-NH, SindartCouro NH e SIC-NH.