Presidente da Frente Parlamentar pela Extensão do Trensurb até Taquara, o deputado Issur Koch reuniu-se com a direção da empresa para discutir a expansão da linha e a colocação de ar condicionado em todos os trens. “Precisamos pensar em um modal alternativo ao automóvel, e o trem é a solução para o transporte de massa de forma sustentável a um custo muito baixo, sendo o mais democrático meio de transporte”, ressaltou.
O parlamentar pediu a ampliação do número de trens com ar condicionado para os usuários enfrentarem a onda de calor que atinge o Estado. “Sei que a empresa tem feito um esforço grande para melhorar o serviço, mas esta é uma solicitação requerente que recebemos por parte dos usuários”, ressaltou.
Francisco Jorge Vicente (Chico), superintendente de Expansão, explicou que a Trensurb segue no Programa Nacional de Desestatização (PND), o que impede novos investimentos. “A retirada da empresa do PND é fundamental para que possamos fazer melhorias ou ampliar o sistema. Com relação a colocação de ar, o custo para sua implantação nos trens antigos, que já têm 40 anos, torna-se inviável. Defendemos a compra de novos trens, pois os novos já têm 10 anos de uso”, lembrou.
EXPANSÃO
Nesta quarta-feira (12.02), o superintende reúne-se com a empresa responsável pelo estudo de sistemas estruturantes de mobilidade urbana de Porto Alegre. “Vou levar a proposta de expansão até Taquara apresentada pelo deputado Issur. Temos um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA -, que precisa ser atualizado, e que tem custo estimado em R$ 6 milhões”, definiu Chico.
Além do superintende, também participaram da reunião, Vicente Selistre (assessor de Relações Institucionais), Ronas Mendes Filho (Sindimetrô RS), entre outros técnicos.