
Em audiência no Ministério do Turismo, nesta quarta-feira (12.03), o deputado Issur Koch solicitou recursos para a implementação de sinalização e instalação de placas turísticas no Vale Germânico e Rota Romântica.
Issur destacou que estas são duas das principais rotas turísticas do Rio Grande do Sul, abrangendo 14 municípios (São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula).
“Essas regiões são conhecidas por sua rica herança cultural, arquitetura colonial, paisagens naturais exuberantes e gastronomia típica. A Rota Romântica, por exemplo, é famosa por suas cidades históricas, enquanto o Vale Germânico oferece uma experiência única de imersão na cultura alemã no Brasil”, enfatizou.
Para o deputado, a falta de sinalização adequada compromete a experiência dos turistas e dificulta a mobilidade e segurança dos visitantes, além de impactar o desenvolvimento turístico da região. “Apenas a Serra Gaúcha recebe mais de 8 milhões de turistas por ano. Investir em sinalização adequada é valorizar este patrimônio turístico e econômico do Rio Grande do Sul”, lembrou.
O ofício de Issur foi endereçado ao ministro Celso Sabino.
AMVAG E ROTA ROMÂNTICA
O pleito foi levado a Brasília pelo parlamentar por solicitação do ex-prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, e pelo atual presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), Gaspar Behne (Lindolfo Collor). “A presidente da Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, me fez esse pedido anteriormente também, por sua importância e necessidade para a região”, finalizou Issur.