Medicamentos da farmácia do Estado podem ser solicitados na internet

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem solicitar medicamentos e terapias nutricionais de responsabilidade estadual através da plataforma Farmácia Digital RS. Para orientar os usuários a realizarem a primeira solicitação de medicamentos de modo digital, sem precisarem ir até a Farmácia de Medicamentos Especiais, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (SES) lançou uma campanha para divulgação da plataforma, que pode ser acessada pelos sites www.ame.rs.gov.br e www.rs.gov.br.

Conforme o coordenador da Divisão de Avaliação e Monitoramento de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica, Rodrigo da Costa, “através da plataforma digital é possível cadastrar os documentos no site e aguardar a avaliação do pedido do medicamento ou terapia nutricional para que possa ser obtido”. Ele explica que o acesso digital é dado a usuários que possuem receita médica de medicamentos disponibilizados pelo SUS e que estão contemplados na Farmácia Digital RS. Rodrigo avisa que as versões impressas e originais devem ser entregues na farmácia no momento da primeira retirada do medicamento.

Confira os medicamentos que estão disponíveis:
https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202102/05171152-lista-de-medicamentos-disponiveis-1.pdf

O coordenador ressalta que entre os benefícios dessa iniciativa, além da maior celeridade para o usuário na abertura de um processo administrativo para a primeira solicitação, haverá a diminuição do fluxo de usuários nas dependências das farmácias. ”No atual contexto, é uma ação que corrobora com as medidas de enfrentamento à Covid-19, trazendo maior segurança aos usuários e aos profissionais”, explica o coordenador.

Nesta primeira etapa, a ferramenta está limitada a solicitações iniciais de medicamentos (primeira solicitação) para maiores de idade (acima de 18 anos). Além disso, nem todos os medicamentos foram disponibilizados para realização do pedido digital porque alguns deles requerem exames e perícia mais complexos. A expectativa do Departamento de Assistência Farmacêutica é de incorporação de outros medicamentos com brevidade, além da possibilidade de reavaliação dos tratamentos e a disponibilidade da ferramenta para menores de idade, podendo ser solicitados por seus responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *