A audiência pública realizada nesta terça-feira (03.08) em Nova Hartz teve como principal encaminhamento a definição de prioridade a construção de elevadas nos acessos aos municípios da região como forma de garantir maior segurança na RS-239. O encontro realizado no Centro Cultural contou com a participação de representantes de Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Parobé.
No lugar da construção da terceira pista, como prevê o projeto de concessão da 239, deputados e prefeitos pediram ao o diretor do Departamento de Parcerias Público-Privadas do governo do Estado, Rafael da Cunha Ramos, a destinação de recursos para viadutos. “A proposta prevê a construção de rotatórias alongadas, mas isso não irá resolver o problema. Precisamos de uma solução definitiva, que passa pelo fechamento dos muitos acessos e a construção de novas elevadas”, destacou o deputado estadual Issur Koch.
Ele voltou a cobrar maior prazo para discutir o Plano de Concessão de Rodovias. “O erro começa quando o governo dá 30 dias para algo que impactará a vida de todos por 30 anos. Não poderia ser construído desta forma. Queremos prorrogar este prazo até o final do mês para que isso possa ser melhor debatido”, enfatizou.
CICLOVIAS
O parlamentar também quer a inclusão de ciclovias no projeto de concessão. “A quantidade de ciclistas se deslocando em toda região é enorme. Não podemos fechar os olhos para esta questão. Aqui no Vale, além do cicloturismo, temos pessoas que fazem da bicicleta seu meio de transporte para o trabalho. Quando falamos de um projeto para 30 anos, precisamos levar em consideração este fato”, concluiu.
Ramos disse que tanto a proposta de construção de elevadas quanto a de inclusão de rodovias em determinados trechos pode ser discutida. “Para que isto ocorra, precisamos colocar no projeto e adiar algumas obras que estavam previstas para os primeiros anos. Quem define e sabe o que é importante para a região são vocês”, finalizou.
Na próxima quinta-feira, 05 de agosto, acontece reunião na Casa Civil com a participação de deputados e demais órgãos do Estado, entre eles a Secretaria de Parcerias, para definir detalhes do projeto. Issur comprometeu-se em levar as reivindicações dos municípios para o encontro.