Antaq publica edital de autorização para construção do Porto em Arroio do Sal

Issur diz que novo passo é fundamental para obra que irá beneficiar Litoral Norte e todo RS

Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Issur Koch comemorou a notícia de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) o edital de autorização para construção e exploração do Porto em Arroio do Sal.

Com isso, as empresas interessadas terão 30 dias para enviar propostas. “Essa etapa era considerada fundamental para a obra. Ou seja, a partir de agora, o novo porto tem a chancela da Antaq de que a obra é viável e o projeto está pronto para seguir em frente. A notícia é fantástica para o Litoral Norte e, sobretudo, para a logística do Rio Grande do Sul”, enfatiza Issur.

Para ele, o porto significa um novo modal econômico para o Litoral. “Teremos desenvolvimento industrial com a chegada de novas empresas, mantendo o foco no desenvolvimento sustentável e sem perder as características turísticas e de preservação ambiental da região. É incalculável o desenvolvimento que essa obra trará”, justifica.

INVESTIMENTOS
O projeto do novo porto prevê a construção de um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. Um dos diferenciais da obra é a inclusão de um calado inicial de 17 metros, o que permitirá que navios de cruzeiros marítimos atraquem no Litoral Gaúcho.

“Atualmente, o Estado é rota de passagem para esses navios, que não utilizam nossos portos por falta de estrutura. Desta forma, abre-se um leque de novas oportunidades para o Turismo na Serra e nos Vales dos Sinos e Paranhana, uma vez que esses turistas estarão a menos de duas horas de cidades como Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Novo Hamburgo, por exemplo. Todos irão ganhar com o novo porto”, finaliza Issur.

O senador Luís Carlos Heinze (PP) acompanha as negociações em Brasilia e destaca a importância do novo terminal. “A região do litoral e todo o Estado serão beneficiados. Atualmente, boa parte da nossa exportação já não sai por Rio Grande, mas por Santa Catarina. Com o novo porto, vamos atrair esse movimento para nós”, aponta, lembrando que um dos problemas do RS é a falta de logística.

PRÓXIMOS PASSOS
Após o edital da Antaq, a próxima etapa será a liberação da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Depois disso, a construção deve ocorrer em 24 meses e o primeiro navio deve atracar no porto em 2026.

A obra tem valor previsto de R$ 6 bilhões com recursos privados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *