O deputado Issur Koch apresentou solicitação à Presidência do Parlamento Gaúcho, sugerindo a criação de uma nova categoria no Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra de Curtas Gaúchos, dedicada ao Figurino e Caracterização. “Tive a honra e a alegria de representar o Parlamento Gaúcho na edição 2024 desta importante premiação e entendo que essa é uma justa e necessária valorização dos profissionais responsáveis por transformar personagens em verdadeiras obras de arte visual”, destacou.
Para o parlamentar, figurino e caracterização envolvem um trabalho meticuloso que vai muito além da simples escolha de roupas e maquiagem. Para ele, esses elementos desempenham um papel crucial na narrativa visual de uma produção, transmitindo subtextos e nuances que enriquecem a história. “A criação de uma categoria dedicada a esse fim permitiria reconhecer a colaboração entre diferentes departamentos, como maquiagem, cabelo, figurino e design de produção. Essa interdisciplinaridade é o que muitas vezes resulta em uma caracterização completa e coesa, capaz de transportar o público para o mundo imaginado pela produção”, enfatiza.
Issur lembrou, ainda, que os profissionais de figurino e caracterização muitas vezes trabalham nos bastidores, mas seu impacto na tela é visível e significativo. “Uma categoria específica não apenas reconheceria sua contribuição, mas também elevaria o status desses profissionais dentro da indústria, garantindo que seu trabalho recebesse a visibilidade e o respeito que merecem”, definiu.