Missão à Ásia já apresenta resultados


O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão anunciou no início de dezembro a aprovação de um projeto estratégico voltado para a formulação de um MasterPlan para a produção e o consumo de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro resultado da Missão à Ásia organizada pelo governo do Estado e que foi integrada pelo deputado Issur Koch.

A iniciativa será conduzida pela consultoria ERM Japan, em parceria com o governo estadual, com foco no aproveitamento do potencial de energia renovável da região e no fortalecimento das relações econômicas bilaterais. “Estive na planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, em Himeji, no Japão, quando fui recebido pelo vice-presidente da Divisão de Negócios de Sistemas de Energia da empresa, Masanori Yuri. Na oportunidade, conhecemos a planta que é a primeira instalação integrada de validação de hidrogênio do mundo e com tecnologia de última geração”, recorda Issur.

O PROJETO
O projeto integra o programa de cooperação do Meti com países do Sul Global, que visa promover a sustentabilidade e a descarbonização, ao mesmo tempo em que fortalece os laços geopolíticos e econômicos entre o Japão e esses países. A escolha do Rio Grande do Sul se deve à combinação de fatores como o apoio governamental e o potencial da região para a produção local de hidrogênio verde, que pode ser consumido internamente ou exportado pelo Porto do Rio Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *