AMA-NH solicita apoio ao deputado Issur

Sem sede e com projetos descentralizados, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA-NH) busca apoio para ampliar o seu trabalho. Em audiência, nesta sexta-feira (23), o deputado Issur Koch foi receptivo aos pleitos apresentados pela presidente da instituição, Sandra de Oliveira da Rosa, e a vice Vivian Machado. “Não basta os desafios do quadro clínico, as famílias ainda enfrentam dificuldades para encontrar amparo”, se posicionou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar pela Real Educação Inclusiva na Assembleia Legislativa.

Issur destacou que a primeira medida a ser tomada será a busca pelo reconhecimento da associação. “Estou colocando meu gabinete à disposição para orientar e intermediar a formalização da chancela municipal e estadual de utilidade pública pelo relevante trabalho desenvolvido pela instituição. Este é o primeiro passo!”, afirma o parlamentar. A formalização viabiliza, por exemplo, a busca de recursos para projetos.

Além da realização de seminários bianuais para capacitação de familiares e profissionais da educação, a Associação desenvolve projetos continuados que dependem de locais emprestados por parceiros. “Um exemplo é o Judô inclusivo que acontece através de parceria com a Fundação Liberato. Queremos iniciar também aulas de dança e outras atividades, mas estamos com a pendência de local”, afirma Sandra.

Parceiro da causa, Issur afirmou que irá auxiliar na batalha por um espaço aos atendimentos da associação. “Vamos estreitar o diálogo com instituições, lideranças locais, com o governo municipal e estadual para verificar a existência de espaço que possa ser cedido. A sede própria poderá abrigar a realização das atividades, mas enquanto isso outros lugares que contribuam e abram suas portas são bem-vindos”, explica.

Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Issur falou ainda da necessidade de se debater sobre a inclusão na Educação. “Precisamos conhecer a realidade enfrentada pelas famílias e as escolas e discutir um modelo que possibilite a real inclusão”, enfatiza. A AMA é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar o atendimento assistencial e terapêutico às pessoas com autismo, bem como a orientação aos seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *