O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicará na próxima semana a ordem de reinício do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da BR-448. A informação foi confirmada pelo superintendente do órgão no Estado, Delmar Pellegrini Filho, durante audiência nesta quarta-feira (19.06) com o deputado estadual Issur Koch, juntamente com o prefeito de Portão, José Renato das Chagas, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Portão, Dary Pissetti, e o presidente da Associação das Indústria e Comércio de Capela de Santana, Édio Hansen.
“Estamos dentro do nosso cronograma para a rodovia. O DNIT tem o compromisso de entregar esse estudo até o final do ano para, a partir daí, trabalhar pela licitação do projeto”, reforçou Pelegrini. Com o EVTEA, o DNIT terá os estudos necessários para determinar as obras de adequação e/ou construção necessárias e estimar os custos do empreendimento.
Presidente da Frente Parlamentar em Apoio À Extensão da BR-448 na Assembleia Legislativa, Issur disse que irá atuar junto ao senador Luís Carlos Heinze e a Frente Parlamentar no Congresso Nacional, presidida pelo deputado Lucas Redecker, para, após a conclusão desses estudos, sensibilizar o governo sobre a importância da obra para o Estado. “Estamos engajados nessa luta ao lado de nossas comunidades. Precisamos manter essa mobilização, pois essa obra não é de interesse apenas do Vale do Caí ou da Serra, mas é fundamental para o Rio Grande do Sul”, lembrou.
EXTENSÃO
A extensão da Rodovia do Parque prevê mais 18,7 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Portão. Apesar de ter sido licitada no governo Dilma, a obra teve o edital cancelado em 2014.