Issur canta e destaca 92 anos de Novo Hamburgo

Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa, um parlamentar tocou violão no plenário e cantou durante um Grande Expediente. Foi nesta terça-feira, quando o deputado estadual Issur Koch homenageou os 92 anos de Novo Hamburgo, durante sessão ordinária do Parlamento Gaúcho.

Antes de cantar o hino do município composto por Délcio Tavares, Issur lembrou da produção de calçados, que fez da cidade referência para o Rio Grande e o mundo, destacando o trabalho dos pioneiros da cadeia calçadista, como Nicolau Becker, criador do primeiro curtume, Guilherme Ludwig, Pedro Adams Filho, Augusto Jung, Pedro Alles e Artur Haas. “Todos foram fundamentais para a criação das bases do que conheceríamos no futuro como setor coureiro-calçadista”, ressaltou.

O parlamentar destacou a trajetória da cidade, iniciada com os pioneiros alemães que chegaram a Hamburgo Velho, da emancipação, em 1927, dos primeiros legisladores e de Leopoldo Petry, o primeiro prefeito hamburguense, responsável por conquistas como a instalação de cemitério, calçamento de ruas e a implantação das primeiras redes de luz elétrica, água e esgoto.

Na sequência, falou sobre conquistas históricas, como a criação da Feevale, em 1969, da Fenac, nos anos 60, da municipalização da água, em 1992, por exemplo. “Todas retratadas por uma imprensa atuante”, referiu-se ao citar todos os órgãos de imprensa. Antes de encerrar sua fala – interrompida por deputados de todas as bancadas no Parlamento Gaúcho -, Koch citou todos os prefeitos e vice-prefeitos da cidade e disse que cada um, à sua maneira, deu sua contribuição para o desenvolvimento hamburguense.

Na plateia, os vereadores mirins de Novo Hamburgo também foram homenageados. Issur entregou um certificado a cada um e agradeceu a presença dos jovens. “Quem sabe um de vocês não estará aqui em um futuro próximo, dando continuidade ao trabalho de muitos que me sucederam nessa tribuna”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *