Assembleia destaca 50 anos da Aspeur/Feevale

A tarde desta quarta-feira foi de homenagens na Assembleia Legislativa para a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale. Em Grande Expediente Especial, o deputado estadual Issur Koch homenageou os 50 anos da instituição e sua contribuição para a inovação e o Educação no Vale dos Sinos e no Estado. “Não há como ser cidadão de Novo Hamburgo e não conhecer a história da Feevale. Sua importância transcende os muros da universidade e alcança o País”, destacou em sua primeira manifestação o parlamentar.

Em seu registro histórico, Koch ressaltou o ambiente que culminou na criação da ASPEUR, lembrando que de um povoado, em sua emancipação, com apenas 8 mil habitantes, em 1927, Novo Hamburgo chegava ao final dos anos 60 com uma população de 70 mil pessoas. “A demanda por ensino superior, até então distante daqueles que concluíam o secundário, exigia a oferta de cursos mais próximos da comunidade. Quem quisesse prosseguir com sua qualificação precisava se deslocar a São Leopoldo, na Unisinos, ou a Porto Alegre, na PUC”, lembrou.

O deputado lembrou que essa história de sucesso foi e continua a ser feita por muitas mãos, mas que era preciso registrar o protagonismo do ex-prefeito Alceu Mosmann. “Visionário, o jovem prefeito de 39 anos tinha entre suas promessas de campanha a criação de uma faculdade no município. Em maio de 1969 o recém-empossado prefeito anunciou em entrevista coletiva a instalação das faculdades em Novo Hamburgo, já para o próximo ano, no prédio do Colégio São Jacó, adquirido pela Prefeitura hamburguense dos Irmãos Maristas”.

O anúncio da criação da Feevale, pela Voz do Brasil, em 26 de fevereiro de 1970, os primeiros cursos e o primeiro vestibular, ainda em fevereiro de 1970, com a participação de 202 candidatos também fizeram parte do discurso de Koch. “De lá pra cá, muita coisa mudou sem que a ASPEUR e a Feevale perdessem sua essência: preocupação com o desenvolvimento regional por meio de inovação, empreendedorismo e excelência acadêmica. Hoje, com 17,5 mil alunos, 1,5 mil funcionários, mais de 50 cursos de graduação, três doutorados, oito mestrados e mais de 30 cursos de especialização e MBA, a Feevale segue em frente e em sintonia com os grandes avanços na Educação Superior”.

O parlamentar finalizou sublinhando que, ao longo dessas cinco décadas, a Feevale estabeleceu importantes parcerias nacionais e internacionais, buscando atender às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas do Vale do Sinos. “Reconhecida por sua inovação e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade Feevale é considerada uma das principais instituições do Brasil. Aliando a tradição de 50 anos à vanguarda, a Feevale vem se projetando internacionalmente em função de parcerias com instituições estrangeiras, distribuídas em diversos países. Tudo isso é motivo de orgulho para nós. Vida longa à Feevale e todos aqueles que fazem da Educação instrumento para melhoria da qualidade de vida em nosso País”, definiu.

O presidente do Conselho de Administração da ASPEUR, Roberto Cardoso, o reitor Cleber Prodanov, autoridades, colaboradores e visitantes prestigiaram a sessão solene.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *