Issur cobra pendências de obras escolares da região

O deputado Issur Koch entregou ofício apresentando pendências de obras escolares da região ao secretário estadual de Obras e Habitação, José Luiz Stédile, em audiência pública na Comissão de Educação na manhã de hoje (13). “Estudos indicam que a qualidade do ensino é impactada com a falta de um ambiente agradável, atrativo, seguro e com as condições estruturais necessárias nas escolas”, afirma Issur. Segundo o deputado, as obras geralmente reivindicadas apresentam riscos à segurança dos estudantes ou ao desenvolvimento das aulas. “Não se está pedindo nada além do básico. A falta de local adequado para merenda e a construção de quadra coberta para o desenvolvimento de atividades em dia de chuva são dois exemplos. Outras solicitações recorrentes são estruturais, como a substituição da rede elétrica que apresenta risco de incêndio e reparos em forro com risco de desabamento”, relata o parlamentar.

Entre outras demandas de Novo Hamburgo e dos municípios do entorno, uma das preocupações do deputado é com a reconstrução do muro do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, que desmoronou após temporal em março deste ano. “Essa obra é urgente, pois impacta na segurança dos estudantes. Já se passaram seis meses e continua à mostra parte interna do pátio da instituição.”, afirma. O parlamentar relata que há também escolas em regiões com altos índices de violência que ainda aguardam pelo seu cercamento.

A falta de acessibilidade nas escolas é outra problemática que afeta a inclusão na educação, pauta abordada pelo deputado em sua atuação parlamentar. “As escolas não estão preparadas para receber alunos com deficiências e necessidades especiais, sem adaptações no piso, rampas, corrimão, sinalização, elevador e sanitários adequados. Além de defender este tema enquanto vice-presidente da Comissão de Educação no Parlamento Gaúcho, criei a Frente Parlamentar pela Inclusão na Educação, que será lançada em breve.”, declara.

O secretário foi receptivo às pautas, mas sugeriu a realização de nova audiência em conjunto com a Secretaria da Educação (SEDUC), em função da responsabilidade compartilhada na execução das obras escolares. “Nossa Secretaria é responsável por realizar os projetos técnicos, orçamentos e a execução, mas as decisões e os recursos partem da SEDUC.”, explica Stédile. Para buscar celeridade nesses trâmites, o deputado Issur vem trabalhando na inclusão de um profissional responsável pelas obras escolares na estrutura da SEDUC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *