Issur propõe integração entre Equipe de Nutrição do Estado e Comissão de Educação

Durante reunião nesta quinta-feira (26), o deputado estadual Issur Koch (PP) propôs maior integração entre a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e a equipe de Assessoria de Alimentação Escolar da Secretaria Estadual de Educação antes da análise de projetos que buscam a inclusão de alimentos no cardápio das escolas.

“O Rio Grande do Sul é o quinto estado brasileiro com maior número de casos de obesidade infantil. Penso que qualquer proposta que tramite pelo Parlamento deva ouvir quem elabora a alimentação na rede de ensino cumprindo todas as legislações federais que regram esses procedimentos. Não é nosso papel enquanto Parlamento passar por cima de critérios técnicos, mas sim, respeitar os profissionais que tratam desse tema”, destacou.

A nutricionista coordenadora da área na Seduc, Luana Petrini, disse que, geralmente, os projetos são aprovados na Assembleia sem esse diálogo. “As leis são impostas sem que possamos nos manifestar, cabendo ao Estado acrescentar às refeições alimentos que, muitas vezes, não estão previstos no Fundo Nacional de Educação, que é quem orienta o cardápio no País”, sublinhou.

Outra dificuldade, apontou Luana, é adquirir novos produtos com R$ 0,36 pagos por aluno por cada refeição. “A alimentação escolar prevê uma refeição completa com a opção de oferecermos alimentação doce até duas vezes por semana. Quando novos alimentos são acrescidos, temos dificuldades para atender a legislação estadual com os valores que recebemos da União”, definiu.

A convite de Issur, Luana Petrini deverá se manifestar nas próximas semanas na Comissão de Educação no espaço de Assuntos Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *