HIV: prevenir e informar

Na contramão do mundo, o Brasil apresentou aumento de 21% nos casos de infecções por HIV (virus causador da Aids) em 8 anos. Segundo dados da ONU, 44 mil novos casos foram registrados no País em 2010 e 53 mil em 2018. Atualmente, estima-se que mais de 800 mil pessoas convivam com o vírus HIV no País.

O que é Aids? 

A aids é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. A partir da alteração do DNA dessa célula, o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. A aids não tem cura, mas tem tratamento. 

Transmissão

O vírus pode ser transmitido por pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, nas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. 

Prevenção 

O preservativo é o método mais conhecido, acessível e eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além de evitar gravidez não planejada. 

O diagnóstico 

O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida com o tratamento adequado, bem como para evitar o contágio a outras pessoas. No exame laboratorial ou teste rápido oferecido gratuitamente pelo SUS, é possível diagnosticar além do HIV,  a sífilis e as hepatites B e C. São recomendados testes regulares. Através de ligação ao Disque Saúde (136), é possível consultar os locais que realizam o teste. 

Tratamento

O SUS dispõe de tratamento para pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento gratuito pelo SUS. Atualmente, existem 21 medicamentos disponíveis. O uso regular e correto dos antirretrovirais melhora a qualidade de vida, reduz o número de internações e infecções por doenças oportunistas. Além disso, é importante seguir as recomendações médicas, comparecer às consultas, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *