Vacina não é só na infância!

Importantes na prevenção de doenças, existem mais de 60 vacinas desenvolvidas e aprovadas para uso em seres humanos. Vinte e oito delas estão disponíveis à população brasileira. O pesquisador Luís Carlos Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em entrevista ao Estadão, explica que a partir da aplicação das vacinas, são desencadeadas reações imunológicas que produzem anticorpos e geram imunidade protetora contra a doença para qual foi desenvolvida. 

Tem idade para se vacinar?

A maioria das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação é destinada a crianças. Há 15 vacinas que devem ser aplicadas antes dos 10 anos de idade, cada uma preferencialmente na idade recomendada. Porém, é importante atualizar frequentemente a caderneta de vacinação, já que a primeira dose ou o reforço de algumas vacinas devem ser administrados na adolescência.

Aos adultos, há também uma lista de vacinas disponíveis e o ato de se vacinar é igualmente importante para auto proteção e das pessoas do círculo de convívio que possam estar vulneráveis e não possam se vacinar. Confira os detalhes do Calendário de Vacinação em (http://bit.ly/2ObIVUl).

O que é preciso para se vacinar? 

A população pode se vacinar gratuitamente nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos, documento que comprova a situação vacinal.

E se perdeu o cartão de vacinação? 

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. 

Mudanças para 2020

O Ministério da Saúde anunciou mudanças nas indicações de duas vacinas do calendário nacional. A vacinação contra febre amarela será estendida a todos os municípios brasileiros e uma dose de reforço será dada a crianças de quatro anos. Além disso, a vacina contra a gripe passará a ser oferecida a partir dos 55 anos (até 2019, ela era dada para idosos a partir dos 60).  Orientações do Ministério da Saúde podem ser conferidas em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/orientacoes-sobre-vacinacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *