Atenção ao golpe do boleto falso do IPVA

O golpe do boleto falso do IPVA vêm ocorrendo há alguns anos e já fez diversas vítimas em diversos estados brasileiros. O crime é praticado com o envio de documento falsificado pelos Correios ou, digitalmente, através de links em aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, redes sociais, e-mail e mecanismos de busca na internet.

A atenção deve ser redobrada, pois os documentos falsos contêm informações que geram sensação de oficialidade, como o nome completo e endereço do cidadão, logotipos do banco e da Secretaria da Fazenda estadual, além do código de barras para pagamento, com direcionamento para contas bancárias dos golpistas.

No Rio Grande do Sul, como na maioria dos Estados do Brasil, a Secretaria Estadual da Fazenda não envia boletos pelos Correios – prática que era comum anos atrás -. Em algumas situações, são enviadas cartas com orientações e lembrete da necessidade do pagamento do imposto. 

Consulta

Os órgãos oficiais alertam que a consulta dos dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências, deve ser feita no site específico sobre o imposto (www.ipva.rs.gov.br) ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS- disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. É necessária atenção na digitação do endereço do site, nos mecanismos de busca, para evitar acesso em endereços similares não confiáveis. 

Emissão do boleto

A forma mais prática e segura para emitir o boleto do IPVA é por meio dos sites dos órgãos estaduais (www.ipva.rs.gov.br) (www.fazenda.rs.gov.br), digitando o código Renavam que consta na documentação do veículo. Há ainda a possibilidade de pagar o IPVA diretamente nos bancos credenciados, também informando apenas o Renavam.

Bancos credenciados

O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas on-line ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do Veículo. 

Quem paga?

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2000.

Como quitar?

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *