A Campanha Fique Esperto, promovida pela Promotoria de Justiça e Polícia Civil de Caxias do Sul, desenvolveu um manual com informações e dicas para prevenção aos golpes de extorsão mais comuns. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população dos cuidados necessários para não se tornar vítima destas práticas ainda tão recorrentes.
Entre as infrações listadas no material estão: o golpe do bilhete premiado, publicidade em lista telefônica, torpedo premiado, falso sequestro, falso boleto, falso problema mecânico em veículos, envelope vazio, phising, envio de nudes e clonagem do WhatsApp.
Em 2017, o Brasil registrou cerca de 2 milhões de tentativas de fraudes, segundo dados da Serasa Experian. Na internet, o País lidera posição mundial em ataques de phising, de acordo com dados revelados na Semana de Cibersegurança da Kaspersky em 2019. Apenas no Rio Grande do Sul, foram registrados em média 65 estelionatos por dia, com 17 ocorrências diárias na Capital, segundo dados computados de janeiro a setembro de 2018 pela Secretaria Estadual da Segurança Pública.
A Extorsão e outras práticas similares estão previstas no Código Penal Brasileiro, sendo passíveis de penas. Embasado no artigo 158, consiste em um crime em que o golpista obriga a entrega e vantagem econômica, em dinheiro ou pertences, e a concretização do delito depende do comportamento e reação da vítima. Já o Estelionato, conforme artigo 171, trata-se do emprego de manobras fraudulentas, no intuito de conseguir para si ou para outrem, uma vantagem ou proveito ilícito em prejuízo alheio.
Conforme conteúdo divulgado pela cartilha da Campanha Fique Esperto, confira as principais características de cada golpe e saiba como se prevenir:
Bilhete premiado
Com um bilhete de loteria supostamente premiado, que na verdade é uma aposta de um sorteio que ainda vai ocorrer, o estelionatário atua em locais de grande fluxo e aborda, preferencialmente, vítimas idosas ou que estejam saindo de um banco.
Dica: Evite dar continuidade em conversa com pessoas estranhas, principalmente quando dizem estar com um bilhete premiado. Avise imediatamente a polícia para efetuar a abordagem dos estelionatários, uma vez que atuam em vários estados e podem ter mandados de prisão decretados.
Publicidade em lista telefônica
O estelionatário efetua ligações para alguma empresa e oferece, gratuitamente, o serviço de propaganda em algum site de listas de telefones, alegando ser uma página muito acessada na internet.
Dica: Leia atentamente o que receber e, se desconfiar de algo, não assine. Caso tenha caído nesse golpe, procure um advogado de sua confiança para orientações e registre o fato na Delegacia de Polícia.
Torpedo premiado
A vítima recebe um SMS, geralmente de um celular de outro estado, informando que foi contemplada em um sorteio. Ao entrar em contato com o número, a vítima é colocada em uma suposta central de atendimentos, que solicita depósitos de encargos.
Falso sequestro
É aplicado com base em informações obtidas da própria vítima no momento de desespero. O estelionatário liga, aleatoriamente, para telefones, diz que está com um parente da vítima, exige dinheiro para o resgate e faz ameaças. Normalmente, pessoas ao fundo imitam agressões e gritos. Se aproveitando do pânico causado, os golpistas convencem a vítima a não desligar e a depositar dinheiro em várias contas, por meio de caixas de atendimento bancário. Eles mantêm a vítima em pânico, sem tempo para que possa raciocinar sobre o fato.
Dica: Nunca forneça seus dados por telefone. Invente um nome quando o estelionatário disser que tem um parente seu sequestrado. Por precaução, ligue para o suposto parente.
Falso boleto
Por meio de programas desenvolvidos para infectar computadores de usuários legítimos, o estelionatário passa a ter acesso aos dados do computador da vítima. Após efetuar negociação pela internet e receber um boleto do verdadeiro fornecedor, a vítima também recebe um segundo e-mail, contendo um boleto com desconto. Porém, esse boleto não pertence à compra realizada pela vítima, mas a uma compra feita pelo estelionatário.
Dica: Mantenha o antivírus do computador atualizado e, se receber e-mails nessa situação, entre em contato diretamente com o fornecedor para esclarecimentos.
Falso problema mecânico em veículos
A vítima recebe uma ligação de um suposto parente, dizendo que está em uma oficina com o veículo quebrado. O suposto parente alega ter esquecido a carteira em casa e pede que a vítima deposite uma quantia na conta do falso mecânico, prometendo devolver depois.
Site de compras ou empréstimos pessoais
A vítima procura em sites de pesquisas algum produto ou empréstimo pelo preço mais vantajoso, mas não se cerca de toda a preocupação possível para efetuar a confirmação do negócio. No caso do empréstimo, o estelionatário exige vários depósitos de dinheiro para pagamento de taxas. No caso de compras, é emitido um boleto que contém o código de barras de uma compra realizada pelo próprio estelionatário, e não a compra da vítima. Após o pagamento do boleto, geralmente o site é deletado.
Envelope vazio
Por meio de sites comuns de vendas de objetos ou de veículos, o estelionatário indica contatos com a vítima e apresenta uma proposta de compra. Após, o estelionatário vai até a cidade da vítima e pede para alguém depositar um envelope vazio ou contendo um cheque furtado, roubado ou sustado e, de posse disso, a vítima faz a transferência do veículo, sem verificar a compensação do título.
Phising (Pesca e fraude eletrônica)
Tentativas de adquirir dados pessoais (senhas, dados financeiros, etc.). O fraudador se passa por uma pessoa/empresa/ente público confiável e envia um email/SMS contendo, geralmente, um link que dá acesso a uma página falsa ou para instalação de um software malicioso.
Teste da máquina de cartão ou recarga
A vítima recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário da empresa responsável pelas máquinas. Tal pessoa informa a necessidade de fazer uma atualização do aparelho. Com códigos passados pelo estelionatário, a atendente habilita a máquina para recargas de celular. Após isso, diz que irá fazer alguns testes e que irá resetar o aparelho. Os testes são, na verdade, recargas para vários celular.
Envio de nudes
O estelionatário se passa por uma formosa mulher nas redes sociais e envia um vídeo ou fotos de “nudes”, solicitando que a vítima também faça isso. De posse das fotos e vídeos das vítimas, os criminosos informam que vão enviar os materiais aos amigos e parentes delas, solicitando quantias em dinheiro para não fazer a divulgação.
Falso comprador em sites de anúncio ou redes sociais
O estelionatário busca nos principais sites de anúncios ou nas redes sociais objetos de seu interesse e inicia contato com a vítima, se mostrando muito interessado no produto. As negociações ocorrem em aplicativos de mensagens e nunca de forma pessoal, com o estelionatário se passando por outra pessoa (geralmente, uma vítima anterior que forneceu fotos de seus dados bancários e identidade). Fechada a negociação, ele envia um comprovante de TED bancária falsificado para a vítima ou um comprovante de depósito efetuado em caixa eletrônico (com envelope vazio). Imediatamente, informa que um parente ou amigo irá buscar o objeto, sendo que, na verdade, trata-se de um freteiro contratado pelo estelionatário e que não sabe da armação. A características deste golpe é a velocidade entre o pagamento e a busca do objeto, além da pressão imposta para que a vítima entregue o objeto rapidamente. Nos casos em que a vítima descobre o golpe, o estelionatário começa a efetuar ameaças para que a vítima.
Dica: Jamais forneça fotos de seus documentos ou cartões bancários para o suposto comprador para efetuar o pagamento, pois isso será utilizado pelo suspeito no golpe da próxima vítima. Desconfie se toda a negociação ocorrer pelo aplicativo e o estelionatário não quiser ver o produto antes de comprar. Confira a TED ou o comprovante de depósito em sua agência bancária e não entregue o objeto antes de desbloqueio dos valores e de receber definitivamente o dinheiro.
História de amor
O estelionatário se passa por um militar de alguma força estrangeira, ganhando a confiança e a admiração da vítima com o passar do tempo. As conversas ocorrem geralmente por aplicativos de mensagens de redes sociais. De posse da confiança da vítima, solicita dinheiro para efetuar a viagem ao brasil e conhecer a vítima pessoalmente.
Clonagem do WhatsApp
Essa modalidade de fraude ocorre geralmente após a vítima efetuar um anúncio em sites de venda no qual é publicado o celular da vítima. O estelionatário se passa por um atendente do site e, alegando questões de segurança, solicita que a vítima informe o código que será enviado por sms. O código informado, no entanto, pertence ao aplicativo WhatsApp e de posse dele, o estelionatário consegue habilitar o celular com os dados e informações da vítima, passando a solicitar valores aos contatos salvos.
Dica: Leia com atenção o sms recebido e habilite em seu celular a verificação em duas etapas. Entre no aplicativo e siga os itens da seguinte forma: WhatsApp > item > configurações > conta > confirmação em duas etapas.