Secretária de Cultura aceita convite de Issur para visitar Casa Friedrich

Nos próximos dias, em data a ser definida, a secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo, estará em Novo Hamburgo para conhecer o casarão da família Friedrich, atingido por um incêndio no início de fevereiro. O convite foi feito pelo deputado estadual Issur Koch (PP), durante reunião virtual nesta quarta-feira (24.02).

“De acordo com os bombeiros, aproximadamente 40% do telhado da casa ficou comprometido. Este imóvel foi construído em 1845 e tem um valor sentimental muito grande para Novo Hamburgo. Precisamos encontrar uma maneira de preservá-lo por sua representatividade para o município e o Vale”, destacou Issur.

No encontro, o parlamentar discutiu com a secretária de que maneira o Estado poderia auxiliar na reconstrução do prédio, tendo em vista que o imóvel não é tombado. Segundo Beatriz Araujo, a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) é uma das formas de captação de recursos, além de emendas parlamentares e programas em órgãos como o Ministério Público e o Banco Nacional de Desenvolvimento. “Precisamos saber se o prédio integra o inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, destacou a secretária.

“Vamos ajustar as agendas e convidar, também, o secretário Municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, Conselho Municipal de Cultura e a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para estarem presentes nesta visita”, definiu Issur.

CASA DO IMIGRANTE

Outro tema da reunião de Issur e a secretária de Cultura foi a restauração da Casa do Imigrante, em São Leopoldo. Considerado um dos símbolos da imigração alemã no Brasil, o prédio abrigou as primeiras famílias que vieram da Alemanha, quase dois séculos atrás. “Em março de 2019 parte da construção desabou. Vamos levar a secretária Beatriz também a este local para ver de que forma Prefeitura, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e governo do Estado podem se somar a este esforço para preservarmos nossa história”, concluiu o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *