Issur e especialistas buscam Política Estadual de Enfrentamento ao Alzheimer

Em fase final de tramitação na Assembleia Legislativa, o PL 342/2019, de autoria do deputado estadual Issur Koch, propõe a criação de Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências. Na manhã desta terça-feira (29), o parlamentar se reuniu virtualmente com especialistas para colher contribuições e definir ações para a aprovação e implementação da lei.

“A proposta foi construída junto com médicos e defensores da causa. O projeto deve estar apto para votação em Plenário nos próximos dias. Então, iremos nos reunir com o governo do Estado, com a Secretaria da Saúde, para que a iniciativa saia efetivamente do papel”, afirma Issur.

O Rio Grande do Sul tem a maior taxa populacional (16%) de idosos do país, sendo que levantamentos nacionais apontam a ocorrência de demências em 6 a 8% da população acima de 60 anos. “O tema é pertinente e deve ser conduzido como uma política pública de Estado, no modelo de governança, estabelecendo diretrizes e metas”, explica Issur.

Participaram do encontro virtual o médico geriatra e professor, Dr. Leandro Minozzo; o médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. João Senger; o médico e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Dr. Eduardo Sabbi e o jornalista e escritor da causa, Fernando Aguzzoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *