SAÚDE MENTAL

O Setembro Amarelo evidencia uma pauta importantíssima, que é permanente ao nosso mandato: a saúde mental. Precisamos falar sobre isso, quanto ao acolhimento, informação e orientação. 

Estudo recente indicou o Rio Grande do Sul com o maior índice de suicídios no País. A pesquisa realizada pela UFRGS analisou informações do IGP, entre 2017 e 2019. Esses dados preocupantes devem servir de alerta ao poder público e a toda sociedade, para que se unam por ações e programas que visem à preservação da vida. 

Os sistemas de saúde e assistência social precisam ser fortalecidos e ampliados com estratégias integradas. Precisamos desmistificar o constrangimento de buscar apoio psicológico e médico para o enfrentamento de momentos difíceis. E é na escola que deve começar a conscientização e o acompanhamento para crianças e jovens saudáveis.

Por isso, é passada a hora dos investimentos serem redobrados na Educação para viabilizar o cumprimento da Lei Federal 13.935/2019, que insere o serviço de psicologia e serviço social no contexto escolar, tão decisivo para a formação social dos indivíduos. Embora essa também seja uma questão de saúde pública! 

Além disso, promover atividades lúdicas e ampliar o debate fará a diferença. Por isso, pedimos o apoio de todas instituições escolares do Rio Grande do Sul para o fortalecimento da Semana de Promoção da Saúde Mental na Escola, que acontecerá na segunda semana de outubro, instituída conforme Lei Estadual 15.628, de minha autoria. O lançamento da segunda edição da cartilha sobre o tema, confeccionada pelo nosso gabinete, irá integrar a programação. 

Para saber mais, entre em contato com o nosso gabinete através do WhatsApp:  51 9642-8135

Após longo período de isolamento social, que possamos, cada um de nós, dar a nossa contribuição, estando atentos e disponíveis para dialogar com nossos amigos e familiares, seja de modo presencial ou online. A vida é nosso maior bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *