SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

Reunião busca solução para telefonia móvel no 2º Distrito

Em reunião organizada pelo deputado Issur Koch com a Gerência de Relações Institucionais da Vivo, lideranças de Santo Antônio da Patrulha buscaram uma solução para os problemas enfrentados por usuários da telefonia móvel no 2º Distrito.

A falta de cobertura de sinal na localidade é um dos principais problemas enfrentados por consumidores e empresas, atingindo a Miraguaia, Costa da Miraguaia, Evaristo, Paço das Moças, entre outras comunidades. “O 2º Distrito concentra atualmente a maior parte do Produto Interno Bruto do município. A indústria de doces, com mais de mil funcionários, tem impulsionado este crescimento. Por tudo isso, é fundamental atendermos esta demanda”, destacou o prefeito Rodrigo Massulo.

Os vereadores Gilberto Ferreira de Souza (Tio Beto) e Ezequiel Peixoto reforçaram a necessidade da instalação de uma antena para atender os usuários. “Não tem sinal; as pessoas não conseguem falar. É preciso se deslocar para outro local para poder se comunicar e fazer negócios”, lembraram.

ENCAMINHAMENTO

Natural de Santo Antônio da Patrulha, Laiana Souza, da Vivo, explicou que a Anatel obriga que as cidades tenham 80% de cobertura de seus distritos sede. “Este atendimento é realizado por parte da empresa. De fato, as localidades do interior enfrentam esta dificuldade. A Vivo mantém estações radio-base fora da sede do município, o que permite o sinal em alguns pontos”, reconheceu.

Para ela, o leilão do 5G e a regulamentação da Lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) (Fust) poderão alterar esta situação. Criado originalmente para a difusão da telefonia fixa, o dinheiro do Fust poderá financiar projetos que promovam a democratização da internet e de novas tecnologias. “O governo Federal precisa regulamentar esta lei. Seria importante que o deputado Issur mobilizasse a bancada gaúcha em Brasília para que possamos agilizar este processo”, lembrou.

Laiana solicitou, ainda, que Prefeitura e Câmara de Vereadores, juntamente com Assembleia Legislativa, façam ofícios à área de Planejamento da Vivo, destacando a importância econômica e social do 2º Distrito. “A ideia é que possamos sensibilizar a empresa para futuros projetos, a fim de que a localidade possa ser contemplada em novos investimentos para a cidade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *