Ramon relata dificuldades enfrentadas pelos importadores à Comissão do Mercosul

Presidida pelo deputado Issur Koch, a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa ouviu na reunião ontem o gerente comercial da Multi Armazéns, Ramon Arnold, sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor importador no Rio Grande do Sul. Arnold, que também é vereador do município de Dois Irmãos, afirmou que, em decorrência da pandemia, as cadeias importadoras sofrem com a falta de produtos, como microchips, interrompendo o fornecimento e afetando, especialmente, a indústria, além de serem impactadas pelos atrasos e congestionamentos em portos da Ásia.

Ele afirmou que o Estado está perdendo competitividade e fatias de mercado para Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, que têm melhores infraestrutura logística e ambiente de negócios. Citou como exemplo o fato de Santa Catarina contar com cinco portos, enquanto o Rio Grande do Sul tem apenas um. Elencou também a necessidade de duplicação de rodovias e a existência de tarifas de pedágios caras em relação a outras rotas.

FAZENDA
Issur se comprometeu em levar o assunto à Secretaria da Fazenda, em uma reunião a ser agendada pela Comissão. Segundo o presidente, o problema afeta toda a população, e a pasta tem instrumentos para desburocratizar o ambiente de negócios, facilitando o acesso das empresas aos decretos que tratam das questões tributárias referentes à atividade, uma das reivindicações do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *