Sobre ciclovias e pedágios

O governo do Estado publicou na última semana edital para concessão de 271,5 quilômetros de rodovias do bloco 3 do Programa RS Parcerias. Entre as novidades está a construção de 10 quilômetros de ciclovias neste bloco, fato inédito no País.

Em reunião na Casa Civil, tive a confirmação de que, no total, serão 30 quilômetros de ciclovias nos três blocos – 10 km em cada um. Desde o início da discussão sobre o Plano, me manifestei contra os pedágios no RS. Deixei muito clara minha posição, tanto ao governo como à minha bancada, e à população, com a colocação de out-doors.

Infelizmente, se não conseguimos convencer o governo de não aumentar ainda mais a carga tributária para os gaúchos com a criação de novos pedágios, pois esta é uma decisão de governo, que no fim das contas tem o poder da caneta, conseguimos importantes avanços.

Como presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Ciclismo e ao Cicloturismo, destaco a construção de ciclovias e o fim do valor de outorga.

Com a outorga o governo receberia um valor antecipado, mas aumentaria a tarifa ao usuário e afastaria potenciais concorrentes da licitação. Nossa luta não acabou: seguiremos lutando por mais pedal e menos pedágios nas rodovias gaúchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *