Em pronunciamento nesta quarta-feira (9), o DEPUTADO ISSUR KOCH (PP), alertou para a importância de que sejam priorizadas iniciativas de apoio à SAÚDE MENTAL dentro das corporações que integram a SEGURANÇA PÚBLICA GAÚCHA, como BRIGADA MILITAR, POLÍCIA CIVIL e CORPO DE BOMBEIROS.
Professor e autor de cartilha dedicada a tratar sobre o tema nas escolas, ISSUR entende que o assunto também precisa ser amplificado dentro das instituições policiais.
Ele apresentou dados que apontam que a BRIGADA MILITAR do RIO GRANDE DO SUL tem os maiores índices de suicídio no BRASIL. Considerando o efetivo da corporação, os brigadianos gaúchos possuem média de 30,7 suicídios a cada 100 mil habitantes, ante patamares de 20 em SÃO PAULO e 9,1 no RIO DE JANEIRO.
“Hoje temos, nas forças policiais no BRASIL, mais mortes por suicídio do que por confrontos armados.
Esses números são alarmantes. Tão importante quanto discutir plano de carreira, armamento, colete é darmos um basta na situação do suicídio da tropa”, disse.
O progressista lembrou que em 2019 a BRIGADA MILITAR lançou cartilha de prevenção ao suicídio e destacou que é preciso um envolvimento de toda a sociedade para que os números sejam reduzidos.
“O policial, como símbolo de força, também precisa de assistência no lado psicológico. Não há condições de uma tropa defender o próximo se não se sentir amparada”, concluiu o parlamentar.