Issur entrega máquina de escrever em Braile para Apae de Araricá

Equipamento beneficiará 20 estudantes com deficiência visual da instituição

Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual Issur Koch entregou para a Apae de Araricá uma máquina de escrever em Braile. O equipamento foi doado pela Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH), após solicitação do parlamentar. “Quero agradecer ao presidente da Adevis, Ricardo Seewald, por compreender esta necessidade e apoiar a Apae de Araricá neste pleito que irá beneficiar 20 estudantes da instituição”, destacou Issur, que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar Pela Real Inclusão no Ambiente Escolar.

No encontro, Seevald sugeriu que Araricá crie o Plano Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, a exemplo do que fez Novo Hamburgo quando Issur era vereador. “É importante para a definição de políticas públicas que atendam estas pessoas”, enfatizou.

Para Franciani Simonet, diretora e coordenadora pedagógica da Apae, a doação representa a realização de um sonho. “Esta máquina permitirá a inclusão destas pessoas na sociedade. Temos algumas crianças deficientes visuais e, pensando nelas, tínhamos como objetivo a aquisição deste equipamento. Isso aumentará a autoestima destes estudantes, que passarão a se sentir ativos na sociedade”, acredita a professora.

ALCANCE AMPLIADO

Franciani acredita que a máquina de escrever em Braile terá um alcance maior do que o ambiente escolar. “Desenvolvemos um projeto em parceria com a Administração Municipal em Braille e Libras, pois entendemos que não somente as crianças e adultos que precisem desta educação alternativa necessitam ter acesso, mas também as famílias”, define.

O ato foi prestigiado pelo prefeito Flávio Foos, secretário da Saúde, Ari Schrepp, e o diretor de Saúde/ESF Ana Neri, Rogério da Silva Raimundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *