GRANDE EXPEDIENTE

Issur homenageia os 130 anos do Grêmio Atiradores na Assembleia

Na tarde desta terça-feira (29), durante o período do Grande Expediente da sessão plenária, o deputado Issur Koch (PP) prestou homenagem aos 130 anos do Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo. A solenidade foi acompanhada no Plenário 20 de Setembro pela presidente do clube, Sabrina Cristiane Wildner, além de diretores e ex-presidentes da entidade e lideranças de Novo Hamburgo.

Issur explicou que a agremiação tem por finalidade promover, entre seus associados, o esporte formal e não formal, cultura, lazer, bem-estar, assim como diversões de caráter social e cultural, ambiental, fomentando a inclusão. O local também conta com uma grande área de mata nativa e é reconhecido como entidade de Utilidade Pública. Atualmente, conta com 2.350 associados titulares contribuintes, totalizando cerca de 8.350 pessoas envolvidas em suas atividades.

Conforme o deputado, o Atiradores é um dos mais tradicionais do RS e foi importante na sua formação, citando que seu pai, Nelson Koch, associou-se em 1964 e presidiu o clube nos anos de 1989/1990. “Meus pais contam que meus primeiros passeios foram no Atiradores. Afinal, há mais de um século o clube oferece segurança, lazer e esporte em suas instalações para seus associados”, afirmou.

O parlamentar relembrou a história do clube, criado em 18 de julho de 1892, por sete imigrantes alemães reunidos na casa de Johann Strattmann. Entre as decisões estabelecidas, ficou definido que seriam aceitos inicialmente 50 sócios, todos homens e casados e, futuramente, solteiros também integrariam o quadro social. 

O deputado também citou alguns fatos históricos ocorridos ao longo dos 130 anos, como a cedência das instalações do clube, em 1918, ao então governo municipal de São Leopoldo em função da gripe espanhola. No local, seria instalado um hospital para cuidar de quase 300 pacientes. 

Em 20 de novembro de 1958, destacou o orador do Grande Expediente, ocorreu a fusão da Sociedade Atiradores de Novo Hamburgo com o Grêmio da Mocidade Bailante, fundada em 11 de fevereiro de 1921, passando a nova entidade a adotar o nome de Grêmio Atiradores Novo Hamburgo.

Por fim, ele destacou especialmente a modalidade de bicicross, com pista em sua sede campestre. “Como em poucos lugares do país, a modalidade tem tanto destaque e relevância no cotidiano de seus associados”, explicou. O parlamentar citou as conquistas  dos esportistas que representaram o clube em campeonatos estaduais, nacionais e mundiais de bicicross.

Ele salientou que são 130 anos de história, de envolvimento significativo com a comunidade, de incentivo ao esporte e lazer. “Um trabalho feito a muitas mãos que merece ser comemorado e homenageado”, encerrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *