O futuro chega pelos trilhos

Em todo o mundo, o investimento em infraestrutura ferroviária tem impacto direto no crescimento econômico e na qualidade de vida das pessoas. É por isso que criamos na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar Pela Extensão do Trensurb até o Vale do Paranhana, cujo lançamento aconteceu recentemente em Taquara, com a participação decisiva de um visionário, o professor e diretor geral da Faccat, Delmar Backes.

A escolha do local para o ato não foi por acaso: entendemos que entre tantos benefícios que chegam com o trem, a Educação e nossos estudantes estão entre os grandes contemplados. Isso por que a nova linha integrará as universidades, a iniciar pela Feevale, em Novo Hamburgo, referência em ensino superior na região, até Taquara, sua última estação.

O que estamos propondo é algo que nossos antepassados fizeram com sucesso há 120 anos. O desenvolvimento do Vale e da Serra Gaúcha passou pela linha férrea há mais de um século. Em 1903 foi inaugurada a linha que ligava Novo Hamburgo a Taquara. Após, foram construídas outras estações, conectando Taquara a Canela. Infelizmente, esses projetos foram abandonados em detrimento do modal rodoviário.

Sei que para muitos pode ser apenas um sonho falar neste momento na extensão da linha, uma vez que essa é uma obra que envolve bilhões de reais e exige disposição política para tirá-la do papel. Entretanto, há 20 anos, quando se discutia a chegada do trem a Novo Hamburgo, muitas vozes duvidaram do que hoje é realidade. O melhor momento para pensarmos na continuidade das obras era aquele; o segundo melhor é este!
Mas, como política e feijão só amolecem na pressão, propusemos a criação de um abaixo assinado virtual para solicitarmos ao Ministério das Cidades a atualização do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) que já dispõe a direção da Trensurb desde 2015.

Com o EVTEA, poderemos pensar no projeto e discutir a melhor tecnologia às necessidades da região. Assine a petição on line. O futuro chega de trem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *