Tratar pacientes que ficaram com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais após vencerem o coronavírus. Em linhas gerais, este é o objetivo do Centro de Reabilitação Pós-Covid, projeto que será apresentado na próxima semana pelo deputado estadual Issur Koch (PP) ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Associação dos Municípios do Vale dos Sinos, prefeito Luciano Orsi.
“A proposta surgiu de uma reunião virtual realizada nesta sexta-feira (18) com o médico geriatra Leandro Minozzo. A intenção é dar um atendimento diferenciado para estas pessoas, especialmente idosos, que estão mais vulneráveis à Covid-19”, destaca Issur. Segundo Minozzo, a população que teve alguma complicação por conta da Covid-19 precisará de avaliação, orientação e acompanhamento para retomar suas atividades.
MODELO
O Centro de Reabilitação já está em funcionamento em municípios catarinenses como Itajaí e Criciúma, tornando-se referência neste tipo de atendimento para o Brasil. Cada unidade conta com uma equipe com cerca de 10 profissionais, entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.
De acordo com a Prefeitura de Itajaí, no local são tratadas implicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão e ansiedade. “Fizemos um grande esforço ao longo de 2020 para criarmos leitos de UTI. No entanto, com a vacinação se tornando realidade nos próximos meses, agora é preciso dar um passo à frente com um novo olhar para estes pacientes que certamente ficarão com sequelas após vencerem o vírus”, reforça Issur.