Nesta quinta-feira (17.03), às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em audiência pública em formato híbrido, o deputado estadual Issur Koch (PP) reúne especialistas, entidades das forças policiais e governo para debater a Saúde Mental na Segurança Pública.
“Precisamos cuidar de quem cuida da gente. Atualmente, temos mais mortes por suicídio nas polícias do País do que em confrontos armados. No Rio Grande do Sul, este quadro é ainda mais preocupante na Brigada Militar, que apresenta média de 30,7 suicídios a cada 100 mil habitantes, sendo a força policial com mais casos no País, à frente de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, aponta Issur.
PREVENÇÃO
Para ele, a pandemia contribui para o aumento de casos e é preciso um olhar especial de parte do governo para atender e acolher policiais e servidores da Segurança que necessitam de ajuda. “A Brigada Militar já oferece serviço biopsicossocial para atender policiais com problemas psicológicos ou ideação suicida. Precisamos ver de que forma a Assembleia Legislativa pode se somar e contribuir para ampliar este trabalho para as demais forças”, define Issur.
Para a audiência pública serão convidados as Secretarias de Saúde e Segurança Pública do Estado, Superintendência da SUSEPE, Chefia de Polícia, Comandos-geral da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, Setor Biopsicossocial da Brigada Militar; entidades representativas dos servidores da segurança pública, Ministério da Saúde, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Psicologia do RS, Sindicato dos Psicólogos do Rio grande do Sul, Federação Nacional dos Psicólogos, Ministério Público, Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Centro de Valorização à Vida, entre outros.