A Assembleia Legislativa entregou o Prêmio Jovem Cientista 2019, na manhã de hoje (26), na Presidência da Casa. Foram agraciadas com a distinção as estudantes Giovana Berti Mantovani e Bruna da Silva Cruz, da Fundação Liberato, e Laura Eduarda Mallmann Kieling, do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, de Santa Maria do Herval.
Vice-presidente da Comissão de Educação, o deputado Issur Koch destacou a importância do trabalho desenvolvido para a formação das alunas e ao desenvolvimento científico. “Que essa conquista desperte nessas estudantes o desejo de seguir na busca pelo conhecimento. O mundo é movido por pessoas que acreditam no futuro e fazem a diferença no presente”, destacou Issur.
Instituído em 2009 pelo Parlamento gaúcho, o Prêmio Jovem Cientista é conferido anualmente a estudantes das escolas de ensino médio e/ou da educação profissional de nível técnico do Estado com as melhores pontuações na da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.
A premiação visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. As vencedoras recebem como premiação as passagens aéreas e hospedagem para participarem da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC), que ocorre de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.
Agraciadas:
1º Lugar – Giovana Berti Mantovani
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) – Projeto Avaliação da atividade antitumoral da solução detergente ACABI.
2º Lugar – Bruna da Silva Cruz
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) – Projeto Fast Braille – Impressora com múltiplas funções para auxiliar a escrita de deficientes visuais.
3º Lugar – Laura Eduarda Mallmann Kieling
Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer (Santa Maria do Herval) – Projeto Percepção de sintomas depressivos em estudantes de ensino médio de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.