O deputado estadual Issur Koch (PP) acompanhou nesta quarta-feira (20.11) a licitação para definição da empresa que ficará responsável pela elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da RS-010. As propostas técnicas das duas empresas interessadas foram recebidas na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Pela realização dos estudos sobre a viabilidade da RS-010, que incluem projeções sobre volume de tráfego, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estipulou um limite de gastos de R$ 363 mil.
Conhecida como Rodovia do Progresso, a RS-010 é apontada como alternativa viária para o desenvolvimento regional há mais de uma década. Pelo traçado – que passa pelo município de Cachoeirinha – a estrada terá extensão de 41 quilômetros e servirá de interligação entre a RS-239, em Sapiranga, e a BR-290 (Freeway) em Porto Alegre. “O Vale dos Sinos e a Região Metropolitana têm especial interesse nessa estrada, especialmente neste momento em que se discute alternativas para a já saturada BR-116. Estamos aqui para acompanhar o processo e reafirmar nosso compromisso para as melhorias das condições de trânsito na mais populosa região do Estado”, destaca Issur ao lado do vereador Cleber Alemão de Sapucaia do Sul. Na Assembleia, Issur preside a Frente Parlamentar pela Extensão da BR-448 e busca melhorias no sistema viário regional.
O subsecretário da Central de Licitações do Estado, Amilton Santos Calovi, explicou que a abertura das propostas será realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DAER), e terá como base a análise técnica e financeira das empresas que se habilitaram. “Serão analisadas duas variáveis – técnica e preço, tendo a primeira peso de 60% e a segunda de 40% na definição do vencedor”, enfatizou. De acordo com o edital, a empresa deverá apresentar os estudos em até seis meses.
A estrada tem o propósito de ser uma nova alternativa de acesso entre as regiões da Serra, Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Região Metropolitana, principalmente depois de concluída (previsão para o ano que vem, 2020) a duplicação da RS-118.
Conforme o edital publicado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), as propostas técnicas das empresas interessadas serão recebidas às 10h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. Pela realização dos estudos sobre a viabilidade da RS-010, que incluem projeções sobre volume de tráfego, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estipulou um limite de gastos em R$ 363 mil.