Comissão de Educação conhece projeto Geladeiras Literárias, de Campo Bom

A convite do deputado Issur Koch, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia recebeu na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (09.07), os integrantes do Projeto Geladeiras Literárias, de Campo Bom.

Gerson Saft, morador da cidade e idealizador da proposta relatou como a leitura conseguiu alterar a rotina de toda uma comunidade, que passou a ocupar uma rua que antes era local de descarte de lixo e consumo de drogas para atividades de lazer e educacionais. A mudança aconteceu após os moradores decidirem fechar a rua para impedir que lixo fosse despejado no local. “Depois da limpeza do ambiente, feita em mutirão, foram instaladas geladeiras com livros doados pela comunidade, e pintadas pelo artista de grafite Jassol”, relatou. Em seguida, revelou o grafiteiro, vieram festas comunitárias e eventos de Natal, Páscoa, feiras de carros e ações educacionais dos Bombeiros e da Samu. “A geladeira foi o pontapé inicial para as pessoas se unirem e se apropriarem do espaço”, registrou.

Vice-presidente da Comissão de Educação, Issur Koch elogiou a iniciativa da comunidade. “Eles conseguiram, a partir do livro, se unir e transformar a realidade a partir da leitura. Isso é fantástico e mostra o poder transformador da leitura, merecendo nosso reconhecimento e respeito”, definiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *