COVID-19: Issur conhece experiência de Lajeado

Depois de liderar o ranking dos municípios com o maior número de casos no Estado, Lajeado adotou protocolos rígidos de enfrentamento à pandemia. Em junho, a cidade registrava 1.523 casos confirmados e 20 óbitos. Um mês após a adoção das novas medidas, o número de casos chegou a 1.778 com 23 mortes, enquanto que em outras cidades gaúchos os números aumentaram geometricamente.

Para conhecer esse trabalho, o deputado estadual Issur Koch e a vereadora Patrícia Beck, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo, foram nesta quinta-feira (23.07) até o Vale do Taquari. Recebidos pelo secretário Municipal de Saúde de Lajeado, o pneumologista Claudio Klein, os parlamentares destacaram as ações com foco em prevenção, testagem, acompanhamento e monitoramento de casos a fim de evitar internações. “Há leitos disponíveis de UTI para tratar a Covid-19 no município, que já repassou ao hospital mais de R$ 3,8 milhões dos R$ 7,8 milhões recebidos pelo governo Federal”.

TESTA LAJEADO
Em parceria com a Univates, a Prefeitura iniciou ainda em maio a Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado. O objetivo da “Testa Lajeado” é estimar a prevalência, ou seja, verificar a frequência e disseminação do vírus entre a população. A pesquisa abrangerá 3.600 pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores que já desenvolveram os anticorpos para o coronavírus.

A realização de testes é importante para avaliar o percentual da população que já foi contaminado e o índice de letalidade da doença, que é medida pelo número de mortes causados pela Covid-19 em comparação com o número de casos confirmados da doença. Quanto mais casos forem confirmados, mantendo-se o número de óbitos, menor será a letalidade da doença em decorrência da relação matemática entre estes dois indicadores. “Ao mesmo tempo, os testes poderão indicar a necessidade de atuação mais específica em algumas regiões, ou a importância da adoção de medidas em determinados espaços físicos ou atividades”, explicou Klein.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *