Issur participa de reunião da Granpal e cobra manutenção de repasses para a Saúde

Depois de participar da reunião com prefeitos da Granpal com o governador do Estado para discutir alterações no Programa Assistir, o deputado estadual Issur Koch (PP) esteve na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para tratar do tema na noite de segunda-feira (30.08). Na Tribuna, o parlamentar relatou os esforços pela manutenção dos recursos ao Hospital Geral de Novo Hamburgo e por todo o Vale. “A luta é a mesma por toda região. Nossa preocupação é para que não haja colapso no atendimento à população, que não pode ser penalizada”, destacou.

O programa foi lançado pelo Estado no início de agosto e tem o objetivo de padronizar e tornar mais transparentes e justos os critérios de distribuição de incentivos hospitalares estaduais repassados às instituições hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A conta, da forma como está apresentada pelo Piratini, não vai fechar. O anúncio feito pelo governador de que os repasses estão mantidos até dezembro é uma vitória, mas é pouco, pois apenas empurramos o problema para 2022”, apontou.

Segundo o governo, analisados desde o início da atual gestão, os incentivos hospitalares passarão a ser distribuídos seguindo a metodologia desenvolvida pelo Estado e que leva em conta tipos de serviços prioritários à população, elencados a partir da análise de indicadores epidemiológicos das regiões. “Os prefeitos alegam, com razão, que mais uma vez o Estado deu pouco prazo para discussão da proposta, com as prefeituras tendo que se manifestar em cinco dias à Secretaria Estadual da Saúde. Um programa desta magnitude precisa de tempo e prazos para ser analisado. Felizmente, com esta prorrogação, acredito que será possível construir um consenso entre as partes até o final do ano”, definiu Issur.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *