Issur Koch presta homenagem pelos 20 anos da Merkator Feiras e Eventos

No período do Grande Expediente da sessão plenária, nesta terça-feira (24), o deputado Professor Issur Koch (PP) prestou homenagem pelos 20 anos da Merkator Feiras e Eventos, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo. A empresa de Novo Hamburgo tem sua história dedicada em favor do setor calçadista. Trata-se “da maior promotora de feiras de calçados do País e prepara-se para voos maiores, com a ambição de conquistar países da América Latina muito em breve”, conforme o parlamentar.  Ele falou de desafios do setor e sua importância econômica e social. Também mencionou que o Estado do Rio Grande do Sul avançou em políticas incentivo ao setor produtivo.

A empresa homenageada é comandada pelo idealizador Frederico Pletsch (Fredão), ao lado de uma equipe com outras duas diretoras, sua filha Roberta (Beta) e sua colega Nice Barcelos. “Com talento e visão empreendedora, Fredão construiu uma empresa vencedora e conseguiu atrair para o Rio Grande do Sul os maiores eventos de calçados do Brasil. Não foi um caminho fácil, mas com determinação e muito trabalho, a Merkator escreveu seu nome entre as maiores promotoras de eventos no Brasil”, elogiou Issur. O deputado falou da ligação de Fredão com o setor calçadista e fez um relato da história de trabalho na área. 

Construída pelo sonho do empresário Frederico Pletsch, que é filho de representante comercial e com profunda ligação com o setor calçadista, Fredão logo cedo teve que assumir as responsabilidades da família em função das muitas viagens a negócios do pai pelo interior do Estado. “No final dos anos 90 este ciclo junto à Fenac se encerrou e Fredão alçou novos voos, justamente em um momento em que o Rio Grande do Sul não contava mais com as feiras mais representativas do setor do couro e do calçado, que estavam em São Paulo. E foi assim que começou uma nova caminhada, querendo trazer aqui para o Estado novamente um evento forte para este setor, que nasceu e se desenvolveu em solo gaúcho. A criação do Salão Internacional do Couro e do Calçado, com sua primeira edição no ano 2000, foi um marco nesta caminhada exitosa”, rememorou o deputado.

PRIMEIRAS FEIRAS – Issur lembrou que as primeiras feiras foram grandes e com o passar de alguns anos, perderam um pouco de sua pujança. “Podia-se pensar que seria o fim, mas na verdade marcou um grande recomeço. Vieram as grandes e valiosas parcerias: sete sindicatos das indústrias de calçados daqui do Estado se somaram ao projeto”. Primeiro o de Três Coroas, logo em seguida o de Igrejinha e ao lado deles, o de Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga, Ivoti e Estância Velha. “A união da indústria fortaleceu a feira e não demorou muito para um novo passo ser dado com a criação da Zero Grau Feira de Calçados e Acessórios, que chega à 13ª edição em novembro deste ano”, complementou o deputado. Os negócios passaram a ser relacionados com oportunidades de lazer, também com parceria de diversos organismos de Gramado.

O deputado destacou alguns números da trajetória da empresa. Somente nos últimos cinco anos, mesmo com os dois da pandemia do Coronavírus, a Merkator recebeu 958 empresas importadoras de 267 países, em suas duas feiras realizadas em Gramado, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado –, que lança as coleções primavera/verão, e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios –, que lança as coleções outono/inverno, informou Issur. Desse total, 586 são da América Latina, de nove países. Parte da razão desse sucesso deve-se ao fato de a Merkator ser a única promotora brasileira que oportuniza uma compra/venda direta do industrial ao importador latino americano de calçados, esclareceu o parlamentar. “A convergência de interesses das empresas latino americanas é aferida pela expressiva presença de importadores de países como o Equador, que ocupa o primeiro lugar no ranking destes compradores, seguido pela Bolívia, Peru, Uruguai e Colômbia”. 

EXPORTAÇÃO – Desde 2018, também estiveram nos corredores das feiras calçadistas importadores do Chile, Argentina, Paraguai e Panamá.  Mas também pelos corredores do Serra Park passam compradores internacionais de todos os continentes que participam de rodadas de negócios organizadas pelo Grupo de Importadores, criado pela promotora. Essas negociações engrossam o montante que o Brasil exporta anualmente. Somente em 2022, o país exportou 141,9 milhões de pares, gerando uma quantia de US$ 1,3 bilhão em divisas para o país, informou Issur na homenagem. “Isso não é por acaso: a empresa é sustentada pelo tripé turismo, negócios e informação tanto para a indústria como para o varejo, abordando temas como tendências de mercado, inovações tecnológicas e assuntos comportamentais que servem também de suporte para o varejo se comunicar com o consumidor final”, mencionou o deputado.

Issur destacou que, para Fredão, “uma das razões para o sucesso está em adequar uma fórmula que beneficia a indústria e o varejo”. A sua empresa não mede esforços ao investir maciçamente em passagens aéreas e hospedagens com o objetivo de colocar o lojista nacional e o importador na porta do estande do expositor, o que é um diferencial da sua atuação. “Todo este movimento setorial faz parte da expertise da promotora, principalmente pela capacidade em formar parcerias, especialmente com a indústria de calçado, através de seus sindicatos empresariais que oferecem todo o suporte nas decisões técnicas”.

O deputado observou que as feiras são vitrines para a produção local, e criam um ambiente que favorecem relacionamentos profissionais duradouros. A cada feira, nos três dias de evento, há uma média de 12 mil visitantes, entre lojistas do Brasil e importadores de todos os continentes que circulam pelo Centro de Eventos do Serra Park, com cerca de 400 indústrias expositoras, somando cerca de 1.500 marcas. “A grande maioria é do Rio Grande do Sul, mas a feira tem estandes de todos os polos brasileiros de calçados”, completou. Já em setembro de 2024 será realizada a Geronto Fair, uma feira para o mercado sênior.

Participaram o diretor-presidente da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Reinoldo Pletsch Neto e as diretoras Cristina Pletsch, Roberta Pletsch e Eunice Barcelos; e a assessora de imprensa Marta Araújo.

Em aparte falaram Joel Wilhelm (PP), Delegado Zucco (Republicanos), Delegada Nadine (PSDB) e Airton Lima (Podemos), que se somou às homenagens em nome da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

Ouça a íntegra do discurso do deputado Issur Koch (PP) no Grande Expediente desta terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *