Frente Parlamentar quer coletar 100 mil assinaturas para extensão do trem até o Paranhana

A Frente Parlamentar Pela Extensão do Trensurb até o Vale do Paranhana, lançada nesta quinta-feira (26), na Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), iniciou a mobilização pela continuidade da linha do trem metropolitano até a região. O criador e coordenador do grupo de trabalho na Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch (PP), apresentou detalhes do projeto e convocou a comunidade regional a coletar 100 mil assinaturas em um abaixo-assinado virtual nas cidades onde a nova linha deverá passar.

“Esse é um projeto estratégico que beneficiará, também, a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra. De posse dessas assinaturas, vamos solicitar ao Ministério das Cidades a inclusão de recursos no Orçamento Federal para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para extensão do Trensurb até o Paranhana”, explicou. O custo estimado do estudo é de cerca de R$ 6 milhões.

Em sua fala, o deputado lembrou que o desenvolvimento do Vale e da Serra Gaúcha passou pela linha férrea há mais de um século. “Em 1903 foi inaugurada a linha que ligava Novo Hamburgo a Taquara. Após, foram construídas outras estações, ligando Taquara a Canela. Ou seja, o que estamos propondo é o que nossos antepassados fizeram com sucesso há 120 anos. Essa retomada será benéfica para todos, retirando veículos das estradas, gerando empregos e novos negócios, melhorando o meio ambiente a partir de um modal seguro e ecologicamente correto”, ponderou.

Ele lembrou, ainda, que foi relator da Comissão de Transportes Públicos Metropolitano, que concluiu “que era preciso investir em outros modais de Transporte, além de realizar investimentos no modal rodoviário”.

Planejamento estratégico

O diretor-geral da Faccat, Delmar Baches, manifestou apoio à proposta. “Parabenizo o deputado Issur pela iniciativa. Precisamos pensar grande, precisamos pensar o Vale para daqui a 50 anos. Há pouco tempo se discutia a localização de praças de pedágios na região, mas temos que pensar em substituir os automóveis pelo transporte coletivo, e a extensão do trem é parte de um projeto maior, que precisa estar incluído em um planejamento estratégico para a região”, pontuou.

Vice-presidente da Frente, o deputado Joel Wilhelm (PP) disse que a extensão do trensurb trará muitos benefícios à região. “Estamos juntos nesta caminhada. Sabemos que esse é um projeto grande, que envolve valores expressivos, mas que precisa ser iniciado para pensarmos o futuro do Vale e oferecer novas oportunidades para nossas comunidades”, destacou.

A prefeita de Taquara e vice-presidente da AMPARA – Associação dos Municípios do Vale do Paranhana, Sirlei Silveira, colocou o município à disposição da iniciativa. “Taquara está à disposição para trabalhar ao lado da Frente Parlamentar pela extensão do trem até o Vale. Queremos contribuir e estar ao lado de todos que buscam o desenvolvimento regional”.

Vanessa Fraga da Rocha, diretora de Administração e Finanças da Trensurb, falou em nome do diretor-presidente, Fernando Marroni, que estava em Brasília em compromisso pela companhia. “Trago a mensagem de apoio de nosso diretor-presidente a esse projeto. Vemos com bons olhos esse esforço da Assembleia Legislativa e estamos à disposição para contribuir nesse processo”.

Ana Paula Almada, diretora sindical so Sindimetrô e funcionária de segurança do Trensurb, destacou o apoio dos metroviários à causa. “Contem conosco neste projeto para construção de uma linha que siga sendo pública e oferecendo transporte de qualidade para a comunidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Marcelo Maciel, também foi na mesma linha. “O Legislativo Taquarense apoia a extensão do trem até o Vale do Paranhana. Muitas vidas poderiam ter sido salvas com menos tráfego nas estradas, e o trem tem muito a contribuir neste processo. Estaremos juntos em todas as mobilizações apoiando o projeto”.

Objetivos

Após as manifestações, Issur apresentou os objetivos da FP.

Promover o Desenvolvimento Regional: Esse é um projeto macro, com impacto no desenvolvimento do Vale do Paranhana e de outras regiões, como a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, que também serão beneficiados com o novo modal de transporte.

Melhorar o Transporte Público: Ampliar a infraestrutura de Transportes, tornando-a mais acessível, eficiente e sustentável, reduzindo o congestionamento nas estradas.

Reduzir o Impacto Ambiental: Trens são uma opção ecologicamente sustentável, contribuindo para reduzir a emissão de poluentes.

Geração de Empregos e Novos Negócios: A extensão da linha irá gerar empregos e fomentar novos negócios locais.

Aumentar a Acessibilidade: A nova linha irá aproximar a Serra e o Vale do Paranhana da Capital, facilitando a vida de milhares de pessoas que diariamente se deslocam para trabalhar e estudar na região.

Estímulo ao Turismo: A extensão do trem irá impulsionar o turismo e a economia local oferecendo transporte a preço baixo e de qualidade, conectando quem chega a Porto Alegre, de carro ou avião, a custo baixo até o Paranhana.

Melhorar a Qualidade de Vida: Redução do tempo gasto nos deslocamentos diários para quem busca atendimento na Saúde, seja em Porto Alegre ou outras cidades da região.

Ações propostas

– EVTEA: Solicitar ao Ministério das Cidades a inclusão de recursos no Orçamento Federal para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para extensão do Trensurb até o Vale do Paranhana.

CUSTO ESTIMADO: R$ 6 milhões

– Abaixo assinado Virtual (Petição On line): Colher 100 mil assinaturas em um abaixo-assinado virtual nas cidades onde a nova linha deverá passar.

– Promover o projeto junto ao público em geral, com a criação de campanhas de sensibilização, petições online e engajamento com a mídia para ampliar a conscientização sobre a causa.

– Audiência no Ministério das Cidades para levar abaixo-assinado e fazer manifestação a favor da extensão.

– Realizar Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater expansão da linha.

– Mobilização de órgãos públicos e entidades: Visitas à Câmaras de Vereadores, Prefeituras, entidades e veículos de comunicação para busca de apoio ao projeto;

– Criação de FP´s: Solicitar às Câmaras de Vereadores a criação de Frentes Parlamentares em apoio à iniciativa.

Issur ainda apresentou uma animação com a sugestão da Frente Parlamentar sobre a proposta para extensão da linha do trem. “Cabe destacar que essa é apenas uma sugestão que estamos propondo. Audiências públicas serão feitas futuramente em todos os municípios para discutir traçado e estações”, finalizou.

A proposta da Frente é que a extensão seja uma linha suspensa, a fim de que o trem não divida as cidades, utilizando o traçado da RS-239 de Novo Hamburgo a Taquara.

Estações
– Feevale Campus II (Novo Hamburgo)
– Feevale Tecno Park (Campo Bom)
– Estação Sapiranga (Calçados Beira-Rio)
– Estação Araricá
– Estação Nova Hartz (entrada da cidade/Frivale)
– Estação Parobé (Calçados Bibi)
– Estação Taquara (Faccat)

O evento contou com as participações de representantes de universidades, prefeituras e câmaras de vereadores de toda região, lideranças políticas e empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *